Visitar banner
Visitar banner

O presidente do PSD-Guimarães, Ricardo Araújo, entregou ao presidente da Câmara Municipal de Guimarães um conjunto de contributos técnicos e estratégicos para a edificação de uma nova política económica municipal para o concelho. «O Município tem um papel central e muito relevante na definição e execução de uma nova política estratégica para o desenvolvimento da economia do concelho que há muito deveria ter sido colocada em prática. Entregamos, assim, o nosso contributo com 10 eixos prioritários, 10 objetivos e um conjunto de medidas para ajudar o PS a fazer o mais rapidamente possível aquilo que ainda não foi capaz de realizar ao longo de décadas de governação municipal», justificou o vereador social-democrata.

Na reunião do executivo descentralizada e dedicada à temática da empresarial e económica, o vereador e líder do PSD, Ricardo Araújo, apresentou «o contributo social-democrata para os problemas e desafios que temos pela frente no domínio do desenvolvimento empresarial e económico no nosso concelho, sendo urgente a criação de condições para que os nossos setores tradicionais possam continuar a prosperar, para a diversificação do nosso tecido económico e para a captação de mais investimento nacional e internacional». Defendendo a «elaboração urgente» de um Plano Estratégico para o Desenvolvimento Económico do Concelho, a par da criação da Agência para o Desenvolvimento Económico de Guimarães, Ricardo Araújo acrescentou que, «como vem sendo marca da nossa atuação política, não nos limitamos a identificar o que está mal e a criticar a governação autárquica socialista, mas estamos acima de tudo empenhados e comprometidos com a elaboração e apresentação de propostas e soluções para valorizar Guimarães e os vimaranenses. Por isso, apresentamos os nossos contributos com 10 eixos prioritários, 10 objetivos e um conjunto de medidas porque importa rapidamente criar instrumentos e equipas qualificadas dedicadas ao apoio aos empresários locais, à captação de investimento direto nacional e estrangeiro, à diplomacia económica, à promoção do empreendedorismo, à promoção da inovação, à promoção e cooperação entre a Universidade e as empresas, à atração e fixação de talento jovem», defendeu.

Ricardo Araújo explicou que os contributos entregues pelo PSD à gestão socialista da Câmara Municipal de Guimarães foram construídos «em parceria com um conjunto de empresários, gestores, economistas e académicos, que nos emprestaram o seu valioso contributo para a construção que entendemos fundamental e urgente de um Plano Estratégico para o Desenvolvimento Económico de Guimarães». «Não vamos lá só com um mês dedicado à economia e às empresas ao fim de 3 décadas de governação socialista. Precisamos de uma verdadeira estratégia que responda aos anseios e preocupações com que está confrontado o desenvolvimento industrial e económico do nosso concelho», considerou Ricardo Araújo, acrescentando que «ninguém aceita e entende que o PSD ande há longos anos a reivindicar acessos dignos para os parques industriais já existentes, a construção de novas áreas industriais devidamente infraestruturadas e a criação de bolsas de terrenos para a expansão industrial ou a fixação de novas empresas sem que o PS tenha movido uma palha nesse sentido. Temos visão, temos estratégia e temos propostas, para valorizar o desenvolvimento industrial e económico do nosso concelho. Esperamos que a Câmara acolha estas propostas e acabe com os ziguezagues constantes nesta matéria, característicos do PS local».

Ricardo Araújo apontou também na reunião do executivo municipal, um novo objetivo estratégico para o concelho: a candidatura de Guimarães a Cidade Europeia da Inovação. «Defendemos que Guimarães deve começar a fazer efetivo caminho para poder ser candidata a Cidade Europeia da Inovação, dentro de alguns anos. O PSD entende que é através da inovação que seremos capazes de dar maior competitividade aos nossos setores tradicionais, que seremos capazes de atrair e fixar talento, de diversificar a economia, criar e atrair novas áreas, com novas tecnologias e mais valor acrescentado, que aumentem o rendimento dos nossos trabalhadores e das famílias, criando por esta via melhores condições de vida no nosso concelho», suportou Ricardo Araújo.

PARTILHAR: