Visitar banner
Visitar banner

Um mar de gente nunca visto no arranque das Feiras Novas de Ponte de Lima participou na noite de ontem no primeiro dia de festas do concelho, com os principais arruamentos esgotados: Alameda S. João, Ponte medieval, Largo de Camões, Passeio 25 de Abril e a Rua Formosa (Rampinha).

Quase cinco centenas de tocadores de concertina inscritos realizaram a habitual arruada. Na frente do cortejo o ícone da romaria, a gigantona ou Matilde, e atrás dela a comissão de festas presidida pelo vereador Gonçalo Rodrigues.

Após percorrerem uma parte do centro histórico, tocadores e acompanhantes que integravam tocatas (concertina, bombo, ferrinhos e reco reco), com homenagem ao Tocador, uma escultura em granito colocada no Largo S. José, os grupos espalharam-se pelas artérias engalanadas para a Romaria fundada em 1826 em honra de Nossa Senhora das Dores.

Depois, pelas 22,30 h foi ligada a iluminação/ornamentação, com o encontro da comissão de festas com o executivo municipal e seu Presidente Vasco Ferraz, junto da grande arcada e legenda – FEIRAS NOVAS – instalada à boca do principal palco dos festejos, a área marginal do Lima, o Passeio 25 de Abril.

Novidade este ano, também a iluminação da fachada da Igreja Matriz, centro da piedade à Virgem padroeira, pesponteada de ornamentos da cantaria com lâmpadas á moda do Minho, e no torreão sineiro, a imagem de Nª Sª das Dores.

Rusgas, farturas, sarrabulho ou rojões, bacalhau ou cabrito, entre outros ícones da gastronomia limiana preenchiam as escolhas nos restaurantes e bares pela noite fóra, ora acompanhado de vinhos da região, ora de cerveja, principalmente.

Tito de MoraisPaulo Sousa

PARTILHAR: