O Festival da Comida Continente regressa ao Porto a 8 e 9 de julho com um programa que alia a gastronomia e a animação. O evento, com entrada livre, conta com dezenas de demonstrações ao vivo e concertos de Sebastián Yatra, Ana Moura e Tony Carreira, entre muitos outros.
O Parque da Cidade do Porto transforma-se, neste fim de semana, numa grande cozinha a céu aberto, com sabores para todos os gostos, produtos de diferentes proveniências e sonoridades muito distintas. O Festival da Comida Continente regressa para dois dias cheios de bons motivos para uma ida até à zona mais ocidental da cidade.
À semelhança do ano anterior, são muitas as propostas que ocupam os diferentes locais deste pulmão verde, com destaque para a “Cozinha Continente”, que contará com a presença dos chefs Noélia Jerónimo, Diogo Rocha, Hélio Loureiro, Kiko Martins e Manuel Almeida, que irão servir e confecionar produtos típicos do nosso país por um valor simbólico. Estão previstos pratos como Couscous do Mar com Corvina, Vitela à Moda de Lafões e, claro, as incontornáveis Tripas à Moda do Porto.
Haverá ainda a zona de churrasco “Grelha do Chakall”, com as melhores carnes cozinhadas na hora, uma “Cozinha de Rua”, uma “Praça de Vinhos” e o espaço “Cozinh’arte Oliveira da Serra”, onde os especialistas se juntam a músicos, youtubers e tiktokers para cozinharem em conjunto.
Haverá ainda um local de “Vida Saudável”, com atividades relacionadas com a saúde e o bem-estar, e um espaço família, com momentos de animação e a habitual roda gigante.
O evento contará ainda com um cartaz musical de peso, com vários nomes reconhecidos do público: no primeiro dia, 8 de julho, o palco acolhe os concertos de Rita Rocha (15 horas), de Diogo Piçarra (19 horas) e de Tony Carreira (21h30).
No dia seguinte, 9 de julho, o Parque da Cidade escutará os temas de Nina Toc Toc (para toda a família, a partir das 11 horas), de Ana Moura (15 horas), dos irmãos Calema (17 horas) e do colombiano Sebastián Yatra (19 horas).
O Festival da Comida Continente conta com o apoio da Câmara do Porto, através da empresa municipal Ágora.
STCP com serviço especial
Durante estes dois dias, a rede de transportes coletivos será reforçada. O serviço especial estará em curso entre 11h30 de sábado e as 22 horas de domingo, o que se traduz num aumento de frequência das linhas que circulam nas proximidades do local e com a utilização de viaturas de grande capacidade. O objetivo é permitir um acesso rápido e económico ao local, evitar dificuldades de estacionamento, e garantir uma solução ecologicamente eficiente.
- Linha 200 (Bolhão - Praça Cidade Salvador)
- afetação de autocarros articulados (serviços diurno e noturno)
- prolongamento do serviço da tarde até cerca das 22 horas
- Linha 205 (Campanhã - Castelo do Queijo)
- reforço da oferta com dobro de frequência entre as 11h30 e as 23 horas (sábado) e as 11h30 e as 22 horas (domingo)
- afetação de autocarros articulados (serviços diurno e noturno)
- Linha 500 (Praça da Liberdade - Matosinhos Mercado)
- reforço da oferta com dois autocarros de dois pisos, com percurso até à Praça Cidade Salvador, entre as 11h30 e as 23 horas (sábado) e as 11h30 e as 22 horas (domingo)
- afetação de autocarros de dois pisos (serviços diurno e noturno)
- prolongamento do serviço da tarde até cerca das 22 horas
- Linha 502 (Bolhão - Matosinhos Mercado)
- reforço da oferta com dobro de frequência entre as 11h30 e as 23 horas (sábado) e as 11h30 e as 22 horas (domingo)
- viagens de reforço, com afetação de autocarros articulados, com percurso até à Praça Cidade Salvador
- afetação de autocarros de dois pisos
- Linha 203 (Marquês - Castelo do Queijo) e Linha 504 (Boavista - Norteshopping)
- Operam conforme oferta habitual
Ainda assim, para quem optar por deslocar-se de automóvel, haverá um preço diário especial (1,50 euros) nos parques de estacionamento do Parque da Cidade, Casa da Música e Campo Alegre.