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Começo o presente comunicado exatamente pelo princípio, o titulo. O titulo escolhido procura despertar o interesse para a leitura do comunicado, tal como sucedeu neste caso e não raras vezes acontece nas redes sociais. Mas ao contrário do que objetivaram os autores das primeiras publicações sobre este “não assunto” - no entender da Direção da Associação Concelhia das Feiras Novas que tem tomado todas as decisões de forma ponderada e consciente, sempre no maior respeito pelo bom nome e pela grandiosidade das Feiras Novas e por tudo o que elas envolvem e enaltecem-, não pretende obter partilhas nem comentários. Pretende sim, prestar os esclarecimentos que permitam a todos aqueles que no seguimento das primeiras publicações, de forma totalmente livre e legítima, expressaram os seus comentários, contra ou a favor, sobre a questão da inserção de elementos de visibilidade ao Patrocinador Principal das Feiras Novas, na habitual iluminação decorativa da Ponte, ou melhor no conjunto de duas Pontes, a Medieval e a Romana, que está classificado como Monumento Nacional.

Desde já alerto para a sua extensão pedindo a necessária compreensão.

Convém ainda, antes de avançar, informar os leitores e ouvintes para o facto do presente comunicado ter recolhido o aval dos restantes membros da Direção da Associação Concelhia das Feiras Novas e dos restantes elementos do Executivo da Maioria da Câmara Municipal de Ponte de Lima. Ainda assim, na qualidade de Presidente da Direção da Associação Concelhia das Feiras Novas e de Vereador da Câmara Municipal, assumo a total e inteira responsabilidade pelo mesmo.

Após este breve, mas necessário enquadramento, começo pela base da decisão, a renegociação do contrato de patrocínio, que resultou na exposição de elementos que conferem visibilidade à Super Bock, Patrocinador Principal das Feiras Novas.

O anterior contrato, ainda que possa ter sofrido atualizações, vigorou desde longa data até ao ano em que foram realizadas as Feiras Novas de 2022. Contestado desde sempre - devido essencialmente à cláusula que garantia a obrigação da exclusividade da venda dos produtos da Super Bock, Bedidas S.A. no terrado, que no decorrer das festas concelhias é gerido pela Associação Concelhia-, foi alvo de renegociação pela atual Direção da Associação Concelhia, após a demonstração de interesse por parte da Super Bock, Bebidas S.A, em manter a sua posição de Patrocinador Oficial das Feiras Novas.

Devo referir que, quase a completar dois anos de mandato, esta foi a única manifestação efetiva de interesse com a qual a Direção da Associação Concelhia foi confrontada em matéria de Patrocinador Oficial das Feiras Novas, pelo que aproveito para expressar, em nome da direção, um justo e sincero agradecimento à Super Bock, Bebidas S.A. por pretender manter a sua relação de parceiro estratégico para com as Feiras Novas, viabilizando mais uma das suas edições.

Deixando totalmente de parte as decisões do passado, que certamente foram tomadas em benefício das festas, entendeu a atual Direção da Associação Concelhia que não havia margem de negociação do futuro contrato de patrocínio envolvendo compromissos relativos a outros eventos realizados em Ponte de Lima, como o caso das Vacas das Cordas, e à obrigatoriedade da exclusividade da venda dos produtos da marca no terrado gerido pela Associação Concelhia.

Como facilmente se percebe e entende, escusando-me aqui de expor outra informação, a Super Bock, Bebidas S.A, finalizado o processo negocial, apresentou uma proposta de contrato de

patrocínio, aprovada pela Direção da Associação Concelhia, que dando resposta às exigências impostas, resultou numa redução do valor do patrocínio de 140.000,00€/ano+lVA, praticado em anos anteriores, para 90.000,00€+lVA, para 2023, ou seja, menos 50.000,00€+lVA. O contrato de patrocínio, após acordo entre as partes, dada a alteração substancial promovida, tem como validade as Feiras Novas de 2023, estando prevista, no final das festas, a realização de uma reunião de avaliação sobre os termos do mesmo.

Pese embora esta redução significativa, esgotada que ficou a capacidade de negociação da Associação Concelhia, o valor do patrocínio obtido é ainda assim a terceira maior receita da Associação Concelhia, representando mais de 1/5 do valor total da receita prevista, assim como do valor total das despesas efetivas. Por mero acaso, este valor coincide com o montante da despesa que já foi liquidada até à presente data no âmbito das Feiras Novas 2023.

Tal redução, tendo por base o princípio da sustentabilidade financeira do qual a Direção da Associação Concelhia não abdica e que de resto está bem patente no relatório e contas referente a 2022 publicado no site das Feiras Novas - aquela que é a possível e equilibrada tendo em consideração os limites a cobrar pelo terrado e impostos ao valor do subsídio solicitado ao Município de Ponte de Lima-, implicou, desde logo, a tomada de decisão de aumentar ao valor do aluguer do terrado, para a totalidade dos ocupantes. O valor arrecadado com o terrado, incluindo o valor que se prevê obter com a cobrança associada aos parques de estacionamento deverá, para a edição de 2023, atingir e até superar o valor do subsídio atribuído pelo Município de Ponte de Lima, 180.000,00€, com a diferença do acréscimo do lVA.

Partindo destes valores, convém fazer referência a que os estabelecimentos de restauração e bebidas existentes na zona alvo de cobrança de terrado, mais uma vez tendo em consideração as estimativas realizadas, serão responsáveis por cerca de 16% da receita total do terrado. Por conseguinte, os restantes 84% resultarão da cobrança do terrado a todos aqueles que se instalam no mesmo, especificamente no período das Feiras Novas.

As restantes receitas, sempre importantes para realização das várias edições das Feiras Novas, resultam das vendas da Loja Oficial e dos donativos e patrocínios de particulares, empresas e entidades, aos quais aproveito para agradecer, em nome da Associação Concelhia, pelo contributo conferido.

Em paralelo, a proposta do contrato apresentada pela Super Bock, Bebidas S.A. tinha como condição a colocação de estruturas de visibilidade da marca, a expensas do proponente, entre elas os elementos inseridos na iluminação decorativa da Ponte.

Aqui chegados, perante a informação exposta anteriormente - que é bem reveladora do carácter determinante do patrocínio da Super Bock, Bebidas S.A., seja na viabilização do programa eclético das Feiras Novas, sem exclusão das atividades a que já estamos habituados, seja, como foi justificado, na potencial necessidade de aumentar, em maior ou menor ordem de grandeza, o valor a cobrar pela ocupação do terrado na inexistência de outros patrocinadores de peso-, a Direção da Associação Concelhia, decidiu aceitar, após a devida ponderação, as condições impostas de modo a assegurar a contrapartida financeira proposta pela Super Bock, Bebidas S.A., com a plena convicção, em matéria de visibilidade da marca, sobretudo nos elementos que foram introduzidos na iluminação decorativa da Ponte, de que nada do proposto é descabido para dar a justa visibilidade ao Patrocinador Principal das Feiras Novas e, muito menos, motivador de qualquer agressão física ou atentando contra a dignidade do Monumento Nacional e maior referência patrimonial da Vila mais antiga de Portugal, a sua Ponte.

Convém efetivamente esclarecer que o que motivou as primeiras publicações, é resultado da simples substituição, face ao projeto de iluminação aprovado, em metade dos arcos a instalar na Ponte, da imagem da mascote das Feiras Novas, a Matilde, pela “carica” da Super Bock, Bebidas, S.A, com vista a cumprir com o assumido no contrato estabelecido com o Patrocinador Principal.

Evidenciadas e justificadas, pelo menos assim creio, as razões pelas quais surgem os elementos de visibilidade ao Patrocinador Principal das Feiras Novas, pretendo ainda referir que felizmente o desvio momentâneo da atenção, provocado por este episódio, não impacta no que é realmente determinante para o sucesso das Feiras Novas 2023, designadamente no que respeita à qualidade do programa, à segurança, à prestação de socorro e à imagem das festas e do território. É assim, porque os membros da Direção da Associação Concelhia das Feiras Novas, o Executivo da Maioria da Câmara Municipal de Ponte de Lima, bem como os membros da Comissão de Festas e colaboradores, trabalham atempadamente, arduamente e com a responsabilidade que se impõe.

Este será o primeiro ano em que teremos um Posto de Comando, nas instalações da Expolima, bem como a primeira vez em que vão ser pré posicionados meios no “coração” das festas, em determinados dias e momentos considerados críticos, para diminuir o tempo de resposta e aumentar a eficácia perante os pedidos de prestação de socorro e auxílio. Em acréscimo, a titulo de exemplo, está garantido o aumento do efetivo de segurança; optou-se por não vender terrado no Passeio 25 de Abril, junto à Ponte, com o intuito de garantir o escoamento de todos quantos procurem entrar nas festas por esta via, especialmente no decorrer do Cortejo Etnográfico e antes/após as sessões de fogo de artifício; e teremos ao dispor mais duas baterias de instalações sanitárias.

Quase a terminar o presente comunicado quero transmitir aos Portugueses em geral, por que a Ponte é Monumento Nacional e, em particular aos Pontelimenses e a todos aqueles que nutrem um carinho especial por Ponte de Lima, que findas as festas e removidas as habituais estruturas de iluminação nela instaladas, onde se incluem as “caricas” da Super Bock, a Ponte regressará à normalidade, imponente e majestosa como sempre e, cada vez mais plena na sua integridade e com maior destaque do que era habitual, em resultado das mais recentes ações levadas a cabo pelo Município de Ponte de Lima no que respeita à sua proteção e valorização.

Termino o comunicado, extenso por necessidade, dando nota de que o mesmo terá validade até às Feiras Novas de 2025, ano em que deverá terminar o primeiro mandato desta nova Direção da Associação Concelhia. Perante este episódio, creio que a inserção de elementos de visibilidade nas estruturas de iluminação decorativa da Ponte será uma das contrapartidas solicitadas, na matéria em causa, por aquele que venha a constituir-se como o Patrocinador Principal das Feiras Novas. Apesar da eficácia da solução proposta pelo Patrocinador Principal das Feiras Novas 2023, a visibilidade alcançada até ao momento foi extremamente ampliada na sequência das primeiras publicações sobre o pretenso desrespeito ao Monumento Nacional. Poderá ser assim até 2025, claro está, enquanto for possível e permitido à Associação Concelhia, iluminar a nossa tão querida e respeitada Ponte.

Agradeço a atenção de todos os que leram o comunicado até ao fim, deixando naturalmente o convite para se desloquem a Ponte de Lima, de 6 a 11 de setembro, para vivenciarem e desfrutarem de tudo o que as Feiras Novas e o território de Ponte de Lima tem para oferecer.

São Todos muito bem-vindos.

O Presidente da Direção da Associação Concelhia das Feiras Novas

Gonçalo Rodrigues

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