Durante as Jornadas Mundiais de Juventude, serão 21 as fronteiras com passagem autorizada no país, com controle seletivo com base de indicadores de risco e informações. Esta é uma das medidas anunciadas no plano de segurança e de mobilidade estabelecido para o evento.
No total estarão ao serviço 16 mil elementos das forças de segurança, proteção civil e emergência médica, sendo que existirão 500 números de telemóvel prioritários para controlo e comando.
Existirão quatro zonas de exclusão aérea e constrangimentos em 23 aeródromos. Apesar disso os voos comerciais serão permitidos.
Durante o evento estarão em funcionamento sistemas de deteção de drones não autorizados.
No que toca à mobilidade o modo pedonal será privilegiado, sendo o transporte público regular a “espinha dorsal” das deslocações de fora para a cidade de Lisboa, complementado pelas deslocações em autocarros de aluguer especializado.
No total deverão recorrer a estes sistemas 650 mil pessoas, sendo que 200 mil pessoas estarão instaladas na cidade. No entanto estima-se que 20% dos peregrinos utilizarão o transporte individual, cerca de 150 mil segundo fonte da organização.
Na Carris, CP, Metro e nos transportes fluviais existirão mais 1623 circulações à semana e 5.260 ao fim de semana, o que representa o aumento de 354 mil lugares em dias úteis e 780 mil no fim de semana.
Tendo em conta que serão esperados quatro mil autocarros de serviço regular especializados foram identificados diversos locais para estacionamento: Alta de Lisboa (840 lugares) Zona Norte ao Campo da Graça (1000 lugares), Terrapleno de Algés (300 lugares) cinco eixos viários da zona oriental da cidade (1950 lugares).
Foram ainda identificados 14 locais adicionais que acomodam mais 1900 lugares, num total de cerca de seis mil lugares que poderão ser ampliados até 7.200 para um cenário de contingência que possa vir a ocorrer recorrendo a locais fora da cidade.
No caso dos ligeiros existem normalmente 200 mil lugares na via pública e 32 mil divididos por 85 parques. A estes serão adicionados temporariamente 3 mil lugares no Jamor, 2 mil em Loures e 400 no Parque das Nações.