Visitar banner
Visitar banner

Viveu-se hoje um dos momentos mais marcantes e emocionantes da Romaria d’Agonia em Viana do Castelo com a procissão ao mar. O momento da mais pura fé dos pescadores vianenses. E milhares acorreram à doca e às margens do rio Lima para o presenciarem.

Depois de um ano inteiro na faina, os pescadores encontram força para passar a noite de 19 para 20 de agosto fazendo os tapetes de sal, por onde a Senhora, com o seu manto roxo e azul, irá passar acompanhada dos restantes andores que chegam a pesar 600 quilos.

No dia da cidade a procissão sai da Igreja no Campo da Agonia. Momento em que a “gente” da ribeira pedem proteção para os momentos de maior aflição. È claramente um momento de comunhão entre a cidade e o que fez a sua história.

Recorde-se que é desde 1744 que a veneração de Viana do Castelo à Virgem da Agonia, surge publicamente. Um momento que viria a decretar o dia 20 para as festas em sua honra, sendo que em 1772 uma portaria régia autorizou a realização de uma feira franca na cidade, nos dias 18, 19 e 20 do mesmo mês. Estávamos na génese da romaria da Senhora d´Agonia tal como, hoje, a conhecemos.

PARTILHAR: