O Município da Maia reforçou a sua aposta no ensino profissional ao assinar um conjunto de acordos de cooperação com a Iniciativa Educação que preveem a oferta de cursos profissionais de nível secundário em todos os agrupamentos escolares do município.
Os signatários dos acordos reuniram-se no Salão Nobre dos Paços do Concelho, para a Cerimónia Protocolar de Assinatura, que contou com a presença da Vice-Presidente com o Pelouro da Educação e Ciência, Emília Santos, e os membros do Conselho Diretivo da Iniciativa Educação, Inês Soares dos Santos e Nuno Crato, que preside ao órgão.
Os acordos foram assinados no âmbito do Ser Pro, o programa de promoção do ensino profissional da Iniciativa Educação, cujo modelo prevê a colaboração de instituições de ensino superior (neste caso, a Universidade da Maia) e um conjunto de empresas e entidades empregadoras locais que permitem aproximar a formação profissional dos jovens às necessidades de desenvolvimento da economia da região. (Ver abaixo lista completa de cursos e respetivos signatários).
«No concelho da Maia, a oferta educativa e formativa em matéria de ensino profissional é, a meu ver, muito interessante, posto que disponibiliza aos jovens que, porventura mais rapidamente querem entrar no mundo do trabalho e abraçar uma carreira profissional, um catálogo de cursos técnicos e profissionais que encontra boa recetividade por parte das empresas e do tecido económico local e regional», refere o Presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago.
Já a Vice-Presidente da Câmara Municipal da Maia defendeu a ideia de que o ensino profissional “não pode ser encarado como uma segunda oportunidade, é uma primeira igual a todas as outras. O ensino profissional é de valor acrescentado e afirma-se em paralelo com as suas características”.
O Ser Pro é um programa da Iniciativa Educação que tem como objetivos valorizar a formação dos jovens que escolhem o ensino profissional e reduzir o défice de técnicos especializados nas empresas. Foi concebido com o intuito de promover o reforço da colaboração entre escolas, empresas e municípios que, em articulação com instituições de ensino superior, desenvolvem ofertas de ensino profissional de qualidade, adequadas aos jovens e ao progresso do país.
«A Maia é um excelente exemplo de investimento no ensino profissional. Graças à excelente resposta do município e dos restantes parceiros, o Ser Pro está hoje presente em todos os agrupamentos escolares da Maia – colocando à disposição dos alunos um conjunto de cursos que lhes oferecem uma oportunidade de contacto muito próximo com as empresas e com o mercado de trabalho que ambicionam integrar», explica o Presidente da Iniciativa Educação, Nuno Crato.
No ano letivo de 2023/24, o programa Ser Pro está presente nos Agrupamentos de Escolas de Águas Santas, Castêlo da Maia, Maia e Pedrouços em quatro cursos Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, Técnico de Eletrónica, Automação e Computadores e Técnico Auxiliar de Saúde.