O ministro da Educação, João Costa, e o Presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago, marcaram presença no VIII Encontro Internacional sobre Inovação Pedagógica SUPERTABi 2023, que decorreu no Grande Auditório do Fórum da Maia.
Na rentrée do ano letivo, a Maia voltou a marcar a agenda da educação, em Portugal, com a realização deste encontro, que funcionou num regime híbrido, certificado e gratuito, e para o qual se inscreveram mais de quatro mil docentes.
Perante um auditório cheio, e depois de desejar votos de um ano novo positivo aos docentes, o Presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago, desafiou o Ministro a inspirar-se no “ambiente de normalidade e de grande afirmação que se vive na Maia para ajudar a resolver alguns dos problemas ainda existentes no setor e com os professores, que são uma face essencial no modelo de educação do país”. “Estou convencido que com a sua sabedoria, capacidade, competência, normalidade e consenso vai conseguir resolver os problemas do Ministério da Educação”.
Já o Ministro da Educação, João Costa, falou da falta de professores e dos novos desafios do digital. “O que está a acontecer é que nós subitamente ficamos mergulhados numa avalanche de informação, mas informação não significa sempre conhecimento”.
O desafio do sistema educativo é maior, salientou o Ministro, porque, “cada vez mais, o difícil é colocar a pergunta certa”. A escola deve ser “um lugar onde não assumimos apenas o conhecimento, mas o desenvolvimento da capacidade crítica, da capacidade de avaliar a informação, capacidade de promover a curiosidade”.
Mantendo a fidelidade dos professores, organizado pela Câmara Municipal da Maia, o encontro contou com um painel de oradores conceituados, alguns dos quais estiveram em Portugal pela primeira vez, para debater a educação à escala global.
O destaque internacional vai para a reconhecida norte-americana, Angela Maiers, que, sem dúvida, vinha decidida a provocar o pensamento sobre o tema da literacia num mundo de inteligência artificial.
Ao painel de oradores, juntou-se os norte americanos, Tammie Schrader, coordenadora de educação do Estado de Washington, Mitch Weisburgh, consultor de educação da cidade de New York, e, em estreia em Portugal, Bron Stuckey, diretora de inovação educacional na Austrália.