Visitar banner
Visitar banner

As propostas para o novo hospital de Barcelos muito dificilmente serão apresentadas este ano. Isto porque o Ministério da Saúde prorrogou o prazo previsto.

Em despacho de 17 de agosto passado é relembrado que “foram constituídos o grupo de trabalho para a elaboração de proposta de perfil assistencial, área de influência e dimensionamento do novo Hospital de Barcelos e o grupo de trabalho para a elaboração de proposta de programa funcional, estudo de viabilidade económico-financeiro, valor global do investimento e eventuais fontes de financiamento do novo Hospital de Barcelos”.

Acontece que “um dos elementos que integrou o grupo de trabalho para a elaboração de proposta de perfil assistencial, área de influência e dimensionamento do novo Hospital de Barcelos, então designado enquanto coordenador do Gabinete de Instalações e Equipamentos da Administração Regional de Saúde do Norte, I. P., apresentou pedido de exoneração das funções que aí exercia”.

Para além disso, “os grupos de trabalho vêm exercendo o respetivo mandato nos termos previstos no referido despacho, sem que, até ao momento, tenha sido possível concluir a análise de aspetos centrais no quadro da missão que lhes foi atribuída”, pelo que “importa criar as condições necessárias à boa conclusão dos respetivos trabalhos, mediante a prorrogação do prazo”.

Recorde-se que recentemente, em declarações a este jornal, o presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Mário Constantino, referia que “gostaria imenso de lançar a obra neste mandato, mas não depende de nós. O que depender tudo faremos para que isso aconteça”, garantiu na altura.

“As reuniões que tenho ido com o sr. Ministro têm sido muito positivas”, assegurou, relembrando que o atual Ministro da Saúde “era secretário de Estado quando fez o acordo com o ministro Correia de Campos e com o antigo presidente de câmara Fernando Reis” Por isso “sabe melhor que ninguém o que está aqui em causa e os anos que já passaram desde essa data”. O ano era o de 2007 e por isso Mário Constantino não tem dúvidas que está “na hora concretizar um acordo que foi feito nessa altura. Estou esperançado e acredito que possa ser uma realidade a breve passo”

PARTILHAR: