Uma Mostra Gastronómica do Minho e Alto Douro, terá lugar na sede da Assembleia Municipal de Lisboa, organizada pelo Clube de Gastronomia de Ponte de Lima. Os preparativos estão a ser ultimados.
O evento será coordenado pelo Chef Thomas Egger, natural da Áustria, estabelecido há anos nas margens do Douro – Tabuaço – embora ao longo do ano ausenta-se para cumprir e satisfazer seus clientes na Bélgica, Alemanha, Hungria, entre outros países.
A deslocação de produtores e membros do Clube de Gastronomia de Ponte de Lima à capital, partiu de José Inácio Faria, ex-eurodeputado, assessor jurídico no município de Lisboa, deputado à Assembleia Municipal e, também, membro da sub-comissão de acolhimento do Papa na Jornada Mundial da Juventude
A atividade integra-se também no centenário da Casa do Minho em Lisboa - e dos trinta anos do Movimento Partido da Terra - tendo uma centena de convidados para a sede do órgão deliberativo lisboeta, entre eles, representantes das forças políticas com assento naquele segundo maior parlamento do país, diplomatas, dirigentes de serviços europeus em Bruxelas e comunicação social.
Como solidariedade e num intercâmbio em estudo, participará também na Mostra Gastronómica uma representação da Ucrânia.
Sobre as provas nas mesas, podemos adiantar que serão produtos endógenos, tais como: vinhos de Monção, Ponte de Lima, e Tabuaço, Douro, os enchidos e fumados, queijos, compotas e doçaria tradicional.
Tito Morais