Há dez anos, nascia pela mão de Sofia Araújo, a marca “É d’Biana”. Desde ai as coleções lançadas têm redesenhado os símbolos vianenses e os das suas tradições, com destaque para a Romaria d’Agonia.
A “marca 100% e orgulhosamente portuguesa” nasceu quando Sofia tinha uma loja no centro da cidade. “Sempre senti necessidade de criar as minhas próprias peças e não vender só as marcas de outros”, diz revelando que no início a ideia era transpor para as peças de roupa a cidade num todo. “Entretanto as ideias foram evoluindo e acabei por me focar mais na tradição, dando-lhe um aspeto mais contemporâneo”, confidencia.
Qualquer peça que Sofia Araújo cria pode-se usar na romaria e fora dela. “Eu tenho lutado muito por isso, que não a usem não só na romaria, porque são peças que revelam uma identidade portuguesa, não unicamente de Viana. É, sim, de Viana para o mundo”, analisa a criadora.
A título de exemplo refere que este ano criou uma t-shirt que diz “não ó”, uma expressão muito vocal de Viana do castelo e do Alto Minho.
Se a sua primeira coleção foi mais simples “hoje em dia faz o que gosta e o que funciona em termos técnicos”. Uma linha não tão digital. Ou seja, com desenhos feitos à mão e depois digitalizados permitindo que tenha suas abordagens ao tema.
As vendas essas são para todo o mundo. Algo que o on-line permite. “Em Viana entrego em mão”, enquanto o restante vai por correio. “O Brasil” é um grande cliente, embora os países com muita emigração também o sejam. “O que me surpreende são as vendas on-line para estrangeiros. Nunca pensei chegar a este patamar”, confessa.
O que a deixa com mais orgulho? “Ver as peças a passar na rua sem sombra de dúvida”, conclui, com um sorriso, Sofia Araújo, uma mulher que “É d’Biana”.