Visitar banner
Visitar banner

A CDU questionou, na última reunião de Câmara, o presidente, Luís Nobre,  sobre o porquê de o município não assumir as fichas de atividade dos alunos do concelho. O autarca garantiu que nenhum aluno ficará sem apoio.

A CDU propôs que "as fichas de atividade fossem assumidas pelo município para os escalões mais baixos, a todos os alunos do nosso concelho e, na altura, o sr. Vereador disse que não era oportuno”, relembrou a vereadora Cláudia Marinho. “Este ano continua a não ser”, acusou.

A vereadora fez a recolha dos custos para as famílias das fichas de atividade em alguns agrupamentos e apresentou os valores: “na Escola Santa Marta custam 30,72 euros, no 5º ano da Frei Bartolomeu dos Mártires 81,47 e no 7º ano da Eb 2/3 de Barroselas 81,90 euros”. J+a no 9º ano da Eb 2/3 Arga e Lima, o custo das fichas de atividade é de 105,46 euros, no 10º ano da Escola Secundária de Santa Maria Maior de 154,68 euros e no 10º ano da Escola Secundária do Monte da Ola de 64,65 euros.

“Sabemos que muitos pais têm dificuldades económicas, agravadas pela situação que estamos a passar, sabendo também que muitos pais têm recorrido à ação social para os seus filhos poderem terem acesso às fichas e lhe viram negados os pedidos como é que o município permanece a não ajudar?” perguntou Cláudia Marinho.

 Em resposta, o autarca, Luís Nobre, referiu que a questão está a ser analisada pelos serviços e garantiu que “nenhum aluno em Viana do Castelo deixará de ter as fichas no seu percurso escolar". Nenhuma criança deixará de ter apoio por razões sociais”. Luís Nobre referiu ainda que “todo o apoio e todas as oportunidades” na formação dos alunos era para ele “sagrado”

PARTILHAR: